sábado, 5 de dezembro de 2009

TELECENTROS – REGRAS DE FUNCIONAMENTO

PREFEITURA DA CIDADE DE SÃO PAULO (PCSP): PROGRAMA –TELECENTROS:
É um espaço público e de uso gratuito para a Comunidade, composto de computadores e espaço de convivência, com a finalidade de: 1 – Inicializar e democratizar o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC),, 2 – Facilitar o acesso à Internet, 3 - Promover a inclusão social das comunidades via inclusão digital e 4 - Atender as demandas específicas dessa Comunidade – ações educacionais e sociais.
ATIVIDADES OFERECIDAS À COMUNIDADE
Idosos, gestantes, pessoas com crianças de colo e portadores de necessidades especiais, têm prioridade de atendimento, em filas para cadastramento, agendamento de uso livre e “encaixe”, inscrição para cursos ou oficinas, respeitados agendamentos anteriores, inclusive os de “encaixe”.
1 – USO LIVRE: Navegação na Internet – pesquisas escolares e assuntos diversos - digitação de currículos, trabalhos escolares e profissionais, etc.
Uso da impressora : Limite – Até 2 (duas) páginas por dia, por pessoa.
O que pode ser impresso: Currículos, trabalhos escolares e profissionais, documentos de serviços públicos: 2ª via de contas de água/ luz, gás e telefone ,comprovantes de inscrição em concursos públicos, comprovantes de entrega de declarações de Renda ou de isento, etc. e outros documentos até o limite máximo de impressão.
É proibida a impressão de fotos, gravuras, imagens e/ ou desenhos de qualquer espécie.
2 – CURSOS, OFICINAS/ PROJETOS ESPECIAIS: Os eventos são programados e divulgados em quadro de avisos da unidade.
QUEM PODE PARTICIPAR DAS ATIVIDADES E COMO UTILIZAR O TELECENTRO:

1 – Uso livre: Todo cidadão.
De 7 (sete anos) até os 12 (doze) anos – autorizado pelo responsável.
Acima de 10 anos –Poderão participar dos cursos e oficinas ministradas na unidade de Telecentro conforme pré-requisitos.
2 – Cursos, Oficinas e Projetos Especiais: Idade mínima de 10 (dez) anos.
3 – Para participar das atividades é necessário fazer o cadastramento no TELECENTRO:
O cadastramento é feito na hora , pessoalmente pelo interessado, mediante a apresentação dos documentos : Certidão de Nascimento ou Identidade (RG) ou, ainda, outro documento (Carteira de Motorista, etc.) que traga o nº de Identidade. No caso de menores entre 7 e 12 anos, deverá estar acompanhado pelo responsável portando os documentos discriminados.
Depois de cadastrado e autorizado (se menor) informar-se com os Orientadores sobre o horário das atividades de seu interesse.
4 - Forma de Cadastro do Cidadão: A partir da aceitação destas regras de funcionamento, o cidadão adquire o direito de obter o acesso à internet assim como realizar os cursos e oficinas disponibilizados pelo Telecentro, O número de cadastro é único, podendo ser utilizado nas demais unidades de Telecentro.
5 - Preço e Limite de Tempo: O acesso é gratuito com limite de 1 hora para o “Uso Livre” sendo que neste período o cidadão poderá utilizar a internet ou as outras ferramentas disponíveis nos equipamentos.
O cidadão poderá utilizar novamente o computador, desde que aguarde o tempo de 10 (dez) minutos e respeite a ordem de chegada para encaixe. A prioridade de encaixe sempre será a ordem de chegada e para quem não teve acesso à máquina no dia..
Obs: Não é permitida a permanência de crianças menores de 7 anos nas dependências do Telecentro, desacompanhadas do responsável.
POSTURA E CONDUTA EXIGIDAS NAS ATIVIDADES DENTRO DOS TELECENTROS:
1 – Respeitar o horário de Uso Livre: não chegar atrasado para o uso, respeitar a fila ou ordem de chegada e liberar o computador no horário estipulado, 2 – Não é permitido: fumar no local,o consumo de bebidas / alimentos na sala , entrar com bebidas alcoólicas ou alcoolizado; utilizar aparelhos sonoros 3- Fazer Silêncio: evitar discussões, não gritar ou falar palavras de “baixo calão” – é um local de estudo; 4 – Jamais cometer quaisquer atos que possam ser considerados criminosos, tais como: mexer em pertences pessoais de outras pessoas, levar algo do Telecentro, danificar materiais ou equipamentos, etc. ,5 – Não é permitido nos computadores do Telecentro: acessar sites eróticos ou pornográficos ou não recomendados (incentivos à violência – discriminação étnica ,religiosa, sites com imagens grotescas, salas de bate papo com imagem, etc. ), utilizar disquetes, CD’s ou pen-drives – somente os autorizados pelo funcionário do Telecentro, fazer alterações nos programas instalados / instalação de outros programas não autorizados pelo funcionário do Telecentro e 6 – Respeito a todos que freqüentam as atividades – são consideradas infrações:desacatar, ameaçar a integridade física e agressão verbal ou física aos funcionários / demais freqüentadores do Telecentro.
SANÇÕES DISCIPLINARES:0
Caso não sejam observadas as regras descritas no tópico “POSTURA E CONDUTA EXIGIDAS NAS ATIVIDADES DENTRO DOS TELECENTROS”, poderão ser aplicadas sanções disciplinares que podem ser: Advertência Verbal, Advertência Escrita e Suspensão
As sanções serão aplicadas pelo responsável pelo TELECENTRO que analisará a maior ou menor gravidade do ocorrido, bem como a reincidência dos fatos e decidirá qual modalidade de sanção disciplinar a ser aplicada, as quais ficarão registradas no Cadastro do usuário. Em fatos graves ou de reincidência de comportamentos inadequados, o usuário poderá ser excluído das atividades permanentemente.
INFORMAÇÕES DIVERSAS:

Condições Gerais de Acesso: O acesso estará à disposição do usuário nos dias úteis e finais de semana, para Telecentros diretos e CEU´s, e dias úteis e sábados para telecentros em parceria com entidades conveniadas, salvo especificidades da unidade, interrupções necessárias por ocasião de serviços de manutenção no sistema, falhas quaisquer na operação das empresas fornecedoras de energia elétrica e/ou das empresas prestadoras de serviço de telecomunicação, casos xcepcionais ou ações de terceiros, conforme as regras gerais de agendamento. O acesso à internet do cidadão será monitorado pela prefeitura, a fim de evitar o mau uso do serviço em detrimento de terceiros.

- Portal TELECENTROS: www.telecentros.sp.gov.br – Prefeitura

Ouvidoria Prefeitura SP: Avenida São João,473- 17º A. – Centro –
Tel.0800 – 175717.

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