sábado, 5 de dezembro de 2009

TELECENTROS – REGRAS DE FUNCIONAMENTO

PREFEITURA DA CIDADE DE SÃO PAULO (PCSP): PROGRAMA –TELECENTROS:
É um espaço público e de uso gratuito para a Comunidade, composto de computadores e espaço de convivência, com a finalidade de: 1 – Inicializar e democratizar o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC),, 2 – Facilitar o acesso à Internet, 3 - Promover a inclusão social das comunidades via inclusão digital e 4 - Atender as demandas específicas dessa Comunidade – ações educacionais e sociais.
ATIVIDADES OFERECIDAS À COMUNIDADE
Idosos, gestantes, pessoas com crianças de colo e portadores de necessidades especiais, têm prioridade de atendimento, em filas para cadastramento, agendamento de uso livre e “encaixe”, inscrição para cursos ou oficinas, respeitados agendamentos anteriores, inclusive os de “encaixe”.
1 – USO LIVRE: Navegação na Internet – pesquisas escolares e assuntos diversos - digitação de currículos, trabalhos escolares e profissionais, etc.
Uso da impressora : Limite – Até 2 (duas) páginas por dia, por pessoa.
O que pode ser impresso: Currículos, trabalhos escolares e profissionais, documentos de serviços públicos: 2ª via de contas de água/ luz, gás e telefone ,comprovantes de inscrição em concursos públicos, comprovantes de entrega de declarações de Renda ou de isento, etc. e outros documentos até o limite máximo de impressão.
É proibida a impressão de fotos, gravuras, imagens e/ ou desenhos de qualquer espécie.
2 – CURSOS, OFICINAS/ PROJETOS ESPECIAIS: Os eventos são programados e divulgados em quadro de avisos da unidade.
QUEM PODE PARTICIPAR DAS ATIVIDADES E COMO UTILIZAR O TELECENTRO:

1 – Uso livre: Todo cidadão.
De 7 (sete anos) até os 12 (doze) anos – autorizado pelo responsável.
Acima de 10 anos –Poderão participar dos cursos e oficinas ministradas na unidade de Telecentro conforme pré-requisitos.
2 – Cursos, Oficinas e Projetos Especiais: Idade mínima de 10 (dez) anos.
3 – Para participar das atividades é necessário fazer o cadastramento no TELECENTRO:
O cadastramento é feito na hora , pessoalmente pelo interessado, mediante a apresentação dos documentos : Certidão de Nascimento ou Identidade (RG) ou, ainda, outro documento (Carteira de Motorista, etc.) que traga o nº de Identidade. No caso de menores entre 7 e 12 anos, deverá estar acompanhado pelo responsável portando os documentos discriminados.
Depois de cadastrado e autorizado (se menor) informar-se com os Orientadores sobre o horário das atividades de seu interesse.
4 - Forma de Cadastro do Cidadão: A partir da aceitação destas regras de funcionamento, o cidadão adquire o direito de obter o acesso à internet assim como realizar os cursos e oficinas disponibilizados pelo Telecentro, O número de cadastro é único, podendo ser utilizado nas demais unidades de Telecentro.
5 - Preço e Limite de Tempo: O acesso é gratuito com limite de 1 hora para o “Uso Livre” sendo que neste período o cidadão poderá utilizar a internet ou as outras ferramentas disponíveis nos equipamentos.
O cidadão poderá utilizar novamente o computador, desde que aguarde o tempo de 10 (dez) minutos e respeite a ordem de chegada para encaixe. A prioridade de encaixe sempre será a ordem de chegada e para quem não teve acesso à máquina no dia..
Obs: Não é permitida a permanência de crianças menores de 7 anos nas dependências do Telecentro, desacompanhadas do responsável.
POSTURA E CONDUTA EXIGIDAS NAS ATIVIDADES DENTRO DOS TELECENTROS:
1 – Respeitar o horário de Uso Livre: não chegar atrasado para o uso, respeitar a fila ou ordem de chegada e liberar o computador no horário estipulado, 2 – Não é permitido: fumar no local,o consumo de bebidas / alimentos na sala , entrar com bebidas alcoólicas ou alcoolizado; utilizar aparelhos sonoros 3- Fazer Silêncio: evitar discussões, não gritar ou falar palavras de “baixo calão” – é um local de estudo; 4 – Jamais cometer quaisquer atos que possam ser considerados criminosos, tais como: mexer em pertences pessoais de outras pessoas, levar algo do Telecentro, danificar materiais ou equipamentos, etc. ,5 – Não é permitido nos computadores do Telecentro: acessar sites eróticos ou pornográficos ou não recomendados (incentivos à violência – discriminação étnica ,religiosa, sites com imagens grotescas, salas de bate papo com imagem, etc. ), utilizar disquetes, CD’s ou pen-drives – somente os autorizados pelo funcionário do Telecentro, fazer alterações nos programas instalados / instalação de outros programas não autorizados pelo funcionário do Telecentro e 6 – Respeito a todos que freqüentam as atividades – são consideradas infrações:desacatar, ameaçar a integridade física e agressão verbal ou física aos funcionários / demais freqüentadores do Telecentro.
SANÇÕES DISCIPLINARES:0
Caso não sejam observadas as regras descritas no tópico “POSTURA E CONDUTA EXIGIDAS NAS ATIVIDADES DENTRO DOS TELECENTROS”, poderão ser aplicadas sanções disciplinares que podem ser: Advertência Verbal, Advertência Escrita e Suspensão
As sanções serão aplicadas pelo responsável pelo TELECENTRO que analisará a maior ou menor gravidade do ocorrido, bem como a reincidência dos fatos e decidirá qual modalidade de sanção disciplinar a ser aplicada, as quais ficarão registradas no Cadastro do usuário. Em fatos graves ou de reincidência de comportamentos inadequados, o usuário poderá ser excluído das atividades permanentemente.
INFORMAÇÕES DIVERSAS:

Condições Gerais de Acesso: O acesso estará à disposição do usuário nos dias úteis e finais de semana, para Telecentros diretos e CEU´s, e dias úteis e sábados para telecentros em parceria com entidades conveniadas, salvo especificidades da unidade, interrupções necessárias por ocasião de serviços de manutenção no sistema, falhas quaisquer na operação das empresas fornecedoras de energia elétrica e/ou das empresas prestadoras de serviço de telecomunicação, casos xcepcionais ou ações de terceiros, conforme as regras gerais de agendamento. O acesso à internet do cidadão será monitorado pela prefeitura, a fim de evitar o mau uso do serviço em detrimento de terceiros.

- Portal TELECENTROS: www.telecentros.sp.gov.br – Prefeitura

Ouvidoria Prefeitura SP: Avenida São João,473- 17º A. – Centro –
Tel.0800 – 175717.

Encontro de Telecentros


SMPP realiza Encontro dos Telecentros

Evento será no dia 7 de dezembro

A Secretaria Municipal de Participação e Parceria (SMPP) promoverá o I Encontro dos Telecentros da cidade de São Paulo. O evento acontecerá no dia 7 de dezembro, das 13h às 18h no bairro da liberdade, região central.

O encontro, gerido pela Coordenadoria da Inclusão Digital, reunirá todos funcionários dos 320 Telecentros que estão espalhados pela cidade, representantes das ONGs que auxiliam na administração desses espaços e as empresas parceiras da Prefeitura de São Paulo que ajudam na realização dos trabalhos desenvolvidos nas unidades. Ao todo são esperadas três mil pessoas.

Lá, as empresas falarão sobre os novos projetos que farão parte do cronograma dos telecentros em 2010. O objetivo é disseminar as informações para todos os envolvidos com esse trabalho, buscando melhorar o atendimento, cursos e serviços oferecidos nesses espaços para toda a população de São Paulo.

Veja quais são os novos projetos que serão realizados em parceria com a SMPP para o ano de 2010:

A empresa Unyca falará sobre seu projeto: “Ensino Profissionalizante nos Telecentros”. A partir da base de Telecentros instalados a Unyca criará uma rede exclusiva de TV onde a programação transmitida será somente cursos e palestras de cunho profissionalizante, visando ao primeiro emprego ou ao aperfeiçoamento de competências pessoais aplicáveis ao trabalho. As transmissões se darão a partir dos estúdios da Unyca no WTC Tower, com professores qualificados para o ensino a distância.

A IBD com o projeto “Carbono Empresa” e “Carbono Cidadão”, levará aos telecentros uma ferramenta para ajudar no combate ao aquecimento global. Trata-se de uma iniciativa de coletar, de forma correta e responsável, dados tais como: consumo de água, energia elétrica, transporte utilizado para locomoção da equipe entre outros, para que haja sucesso na realização do Inventário de Emissão de Gases do efeito Estufa, minimizando assim os impactos causados por suas atividades.

CTI-USP, Sun – Microsystems, Microsoft e Idort/SP falarão sobre o “Profissional TI”, um projeto pedagógico de formação profissional em Tecnologia da Educação para público sem possibilidades de investimento em educação especializada. O objetivo do projeto é apresentar ao publico alvo o projeto e seus objetivos, convidando-o para inscrever-se nas provas de seleção, estimulando o desejo de acreditar numa carreira promissora.
O evento acontecerá no Hakka Eventos, rua São Joaquim, 460, Liberdade