quinta-feira, 4 de março de 2010

Novas cédulas do Real

Novas cédulas do Real começam a circular até Junho.
Desde seu lançamento, em julho de 1994, a moeda Real permaneceu praticamente inalterada por 15 anos. Porém, para atender a uma demanda dos deficientes visuais e garantir a segurança do dinheiro nacional, o Banco Central lançou a Segunda Família de Cédulas do Real.
Com marcas táteis em relevo e tamanho diferenciados, as notas irão ajudar as pessoas que enfrentam dificuldade em utilizar a moeda.

vacinação

Vacinação
SUS acrescenta duas vacinas infantis a calendário básico:
A vacina pneumocócica 10-valente foi incluída no calendário básico de vacinação disponível na rede pública de saúde e será oferecida a partir de março. A droga oferece proteção contra o pneumococo, bactéria causadora de meningite pneumocócica, pneumonia pneumocócica, sinusite e inflamação no ouvido, entre outras doenças.
Serão ministradas três doses bimestrais a partir do segundo mês e um reforço entre os 12 e 15 meses. A vacina antimeningococo C, que imuniza contra a doença meningocócica (infecção que pode se manifestar como meningite ou meningococemia, uma infecção generalizada), deverá estar disponível em agosto. Será aplicada em duas doses e um reforço no primeiro ano (a idade para a primeira dose ainda não foi definida, ver na UBS de seu bairro), mas serão aplicadas em crianças com menos de dois anos, serão vacinadas crianças de 12 a 24 meses, que não foram imunizadas. A partir de 2011, será indicada para crianças com menos de um ano. Com a inclusão das duas substâncias, o calendário básico, de vacinação, passa a ter, 13 tipos de vacinas contra 19 doenças diferentes.
O Ministério da Saúde prevê investimento de R$552 milhões neste ano para a aquisição das novas vacinas (ambas serão compradas de laboratórios brasileiros). Serão adquiridos 21 milhões de doses, suficientes para imunizar 6 milhões de crianças. Após cinco anos do início da vacinação, o ministério pretende evitar 45 mil internações anuais por pneumonia. Hoje, ocorrem 54.427 internações por ano em média.