quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Informativo SMPP


  Lançamento do Projeto Praça em Movimento na Praça Elis Regina acontece neste sábado. O programa é realizado pela SMPP e a Subprefeitura do Butantã.  





 
Zona Oeste ganha mais uma unidade de Telecentro dia 7 de agosto. O equipamento de inclusão digital fica na Subprefeitura do Butantã.
 
Workshop “Semeando cuidados, colhendo saúde” é voltado exclusivamente para a terceira idade. A intenção é melhorar a qualidade de vida através de hábitos saudáveis.


SMPP promove neste mês uma série de passeios voltados para o conhecimento cultural para as mulheres assistidas nos CCMs e CRMs.
No mês de agosto os terminais de ônibus e as estações de metrô vão receber shows de rock, reggae, samba rock, rap e música eletrônica.
 
 

05 de Agosto - Dia Nacional da Saúde

 




DIA 5 DE AGOSTO - DIA NACIONAL DA SAÚDE
No dia 05 de agosto comemora-se o Dia Nacional da Saúde. Estar sadio vai  muito além do conceito de ter um bom estado do organismo, vigor e disposição. Ter saúde é saber equilibrar três fatores: bem estar físico, mental e social.

Essa proporção harmônica é conseguida por meio de uma alimentação equilibrada, a base de frutas, legumes e carnes, pela prática de exercícios físicos, por ter momentos para o lazer e o descanso.


Os estilos de vida sedentários aumentam todas as causas de mortalidade, dobram o risco de doenças cardiovasculares, diabetes, e obesidade, e aumentam os riscos do câncer, da hipertensão arterial, da osteoporose, da depressão e ansiedade.
Um bom estilo de vida deve ser desenvolvido o mais cedo possível em sua vida - quanto mais jovem melhor; estes hábitos devem ser mantidos durante a vida adulta e na idade madura.
Fatores modificáveis do estilo de vida são a causa de 50% das mortes (entre as 10 causas mais importantes), incluindo: Doenças cardíacas; Câncer; AVC; Acidentes; Doença pulmonar crônica.

Confira os 10 passos que podem ajudá-lo a cuidar da saúde do corpo e da mente A qualidade de sua alimentação pode determinar a qualidade da sua saúde, por isso, coma frutas, legumes e verduras e evite alimentos gordurosos. Escolha uma atividade que lhe dê prazer e pratique-a com freqüência. Além disso, assuma uma postura ativa no cotidiano: use as escadas, caminhe sempre que puder, saia para dançar e passeie com seu cachorro.

Confira os 10 passos que podem ajudá-lo a cuidar da saúde do corpo e da mente

Tenha uma alimentação balanceada
A qualidade de sua alimentação pode determinar a qualidade da sua saúde, por isso, coma frutas, legumes e verduras e evite alimentos gordurosos.

Pratique atividade física
Escolha uma atividade que lhe dê prazer e pratique-a com freqüência. Além  disso, assuma uma postura ativa no cotidiano: use as escadas, caminhe  sempre que puder, saia para dançar e passeie com seu cachorro.

Cuide da mente
Tenha um relacionamento harmonioso com sua família, sempre reserve um  tempinho para atividades que lhe dêem prazer e mantenha sua auto-estima elevada.

Use filtro solar
O maior fator de envelhecimento extrínseco da pele é o sol, além disso, a exposição solar sem
proteção, acumulada ao longo da vida, pode levar ao câncer de pele.

Não fume
O cigarro causa danos ao sistema cardiovascular e também é responsável por
90% das mortes por câncer de pulmão e 30% das mortes por outros tipos de câncer, de acordo com dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer).

Durma bem
Lembre-se que depois de uma noite bem dormida você estará cheio de  disposição para o dia seguinte. Além disso, é durante a noite que alguns hormônios essenciais para o organismo, dentre eles, os responsáveis pelo crescimento e pelo combate ao envelhecimento têm sua produção aumentada.

Combata a obesidade
O acúmulo de gordura aumenta os riscos de problemas cardíacos, diabetes, colesterol alto, hipertensão arterial, câncer e artrite.

Faça exames preventivos
O diagnóstico precoce pode aumentar as chances de cura, por isso, consulte um médico e descubra quais exames preventivos são indicados para a sua faixa etária.

Tenha um comportamento sexual responsável
Use camisinha. Ter um comportamento sexual seguro ajuda a evitar doenças sexualmente transmissíveis como Sífilis e AIDS.

Aceite a idade que tem e desenvolva uma atitude mental positiva sempre!
fonte: CLM - INFORMATIVO DIA NACIONAL DA SAUDE


Atenciosamente
Unidade Dignidade IDORT

Inauguracao de novo Telecentro

quarta-feira, 4 de agosto de 2010