sábado, 17 de julho de 2010

17 de Julho - Dia de Proteção ás Florestas

17 de Julho - Dia da Proteção ás Florestas

Em termos de diversidade biológica, o Brasil tem uma situação ímpar no mundo. Calcula-se que cerca de um terço da biodiversidade mundial esteja em nosso país, em ecossistemas únicos como a Floresta Amazônica, a Mata Atlântica, os cerrados, áreas úmidas e ambientes marinhos, entre outros.

Só a Amazônia, o maior dos biomas (o bioma é o conjunto dos seres vivos de determinada área) da América do Sul, é metade das florestas tropicais do mundo, com valores altíssimos em termos de biodiversidade, além do enorme potencial genético.

E a Mata Atlântica, desmatada desde os primórdios da colonização do país em ciclos econômicos agrícolas (as plantações de cana de açúcar e de café) ocupada pelo estabelecimento histórico de vilas e cidades acompanhando o litoral, teve o mais alto grau de desmatamento e conseqüentemente o mais alto grau de perda dos habitats originais. Hoje, o que restou (menos de 8% de sua área primitiva), está fragmentado, sendo melhor a situação na parte costeira da Mata Atlântica (onde o relevo acidentado ajudou na conservação), principalmente em São Paulo, e pior no interior (onde o relevo de planaltos favoreceu a ocupação).

Quando uma floresta deixa de existir, perdemos fauna e flora e isso pode provocar, ainda, o desequilíbrio da cadeia alimentar. Com as espécies carnívoras diminuindo, cresce o número de herbívoros, que podem vir a extinguir mais tipos de vegetais.

A perda da cobertura vegetal causa a degradação do solo e, conseqüentemente, a desertificação. A destruição das florestas afeta, também, o clima, já que elas têm importante papel na manutenção da temperatura, nos ventos e no ciclo das chuvas.
17

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Baile anos 60



ASSOCIAÇÃO PRO MELHORAMENTO DE VILA PREL CONVIDA PARA
GRANDE BAILE DOS ANOS 60
DIA 07 DE AGOSTO 2010 AS 20:00 HORAS
NA RUA TEREZA MAIA PINTO, 266 PREMIO PARA MELHOR FANTASIA (CARACTERIZAÇÃO)
CONVITE A 15,00 .
COMPAREÇAM!

Informativo SMPP 15/07

  Com a intenção de capacitar as entidades em questões jurídicas, a SMPP promoverá entre os dias 20 de julho a 12 de agosto o Curso de Qualificação para as entidades cadastradas no FUMCAD.  





 
A 6ª edição do Rock nos Trilhos acontece de 13 a 15 de julho no Espaço Cultural CPTM. Bandas pertencentes ao projeto Som Jovem se apresentam das 18 às 20 horas.
 
A trajetória das mulheres africanas e afro-brasileiras na América Latina é o tema de mais um seminário dentro do evento Mulheres Negras Latino Americana e Caribenhas.


A SMPP em parceria com a Faculdade Zumbi do Palmares oferece a oportunidade para os servidores públicos municipais afrodescendentes de iniciar um curso de graduação.
No dia 13 de julho a SMPP junto com os Agentes de Pastoral Negros do Brasil lançou o livro Caminho dos agentes de Pastoral Negros do Brasil: Para além da história.
 

A trajetoria das mulheres africanas e afro-brasileiras na America Latina

domingo, 11 de julho de 2010

Inscrições para os cursos

No próximo dia 19/07(segunda-feira), a partir das 12:00hs começam as incrições para os próximos cursos.

Documentos necessários:
  • RG
  • Comprovante de residência com CEP 
  • Número de telefone fixo para contato.

- Se a pessoa já possui cadastro em qualquer Unidade do Telecentro, basta trazer o número de cadastro.

Incrições a partir dos 10 anos de idade.

Participe!