quarta-feira, 5 de agosto de 2009

SMPP realiza projeto “Tambor Arte”

A Secretaria de Participação e Parceria iniciou as inscrições para o projeto cultural “Tambor Arte”. A atividade é voltada para a juventude do município de São Paulo e tem o objetivo de disponibilizar à população o contato com a produção artística e linguagem do grafite.

O projeto, gerido pela Coordenadoria da Juventude, insere-se nas atividades de preparação da Cidade de São Paulo na edição 2010 da World Expo, em Xangai, que terá o tema “Cidade Melhor, Vida Melhor” ou “Better City, Better Life”.

As pessoas que forem selecionadas a participar do projeto deverão comparecer no dia 16 de agosto, no Dia Internacional da Juventude, a partir das 12h ao lado da Estação da Luz. 50 participantes irão realizar pinturas com a técnica grafite. Esses trabalhos serão expostos em áreas públicas da cidade, que possibilitem oportunidades de participação e inclusão social, cultural e humana.

Os interessados em participar do Tambor Arte devem preencher uma ficha de inscrição e separar cópias dos documentos: R.G e C.P.F, entregar um currículo com uma relação de atividades já desenvolvidas, acompanhado, se possível, de fotos de trabalho já realizados. Deve conter também duas propostas de desenhos a serem utilizados no projeto com temática “Cidade Melhor, Vida Melhor” e uma cópia de consulta ao Cadastro Informativo Municipal (CDIN), disponível em: www.prefeitura.sp.gov.br.

A comissão avaliadora será nomeada pelo Secretário Municipal de Participação e Parceria. Ela será responsável pela análise e seleção dos interessados após a verificação da documentação entregue.
Projeto Som Jovem leva shows dos terminais para o metrô

Projeto Som Jovem leva shows dos terminais para o metrô

Em julho, o Projeto Som Jovem da Secretaria Municipal de Participação e Parceria será ampliado e abrangerá também o Metrô e a CPTM de São Paulo. O programa, em que bandas novas ou desconhecidas fazem apresentações no espaço público da cidade, atua todas as sextas-feiras, às 18h, nos terminais de ônibus. A ideia por trás do projeto é entreter a população paulistana e dar visibilidade aos grupos musicais.

“Levamos material de divulgação como adesivos, camisetas, nosso CD demo e esgotou tudo. Conseguimos bastante contato, 100 novos nomes pro mailing de fãs”, conta Paulo Roberto Tadeu Moreira de Carvalho Pacale, 26, da banda 5prastantas, que se apresentou no Terminal Jabaquara.

O resultado também foi positivo para a banda Backup, que já abriu um show do Jota Quest e participou do programa Edgar no Ar, além de ter tocado em eventos com a parceria das prefeituras de Santo André e de São Caetano. “Levamos 90 CDs e todos foram embora”, diz o integrante da banda José Antonio Batista Júnior, 26. O show no Terminal Sacomã foi realizado excepcionalmente durante a Virada Cultural e foi a única apresentação da banda em São Paulo em parceria com a prefeitura.

O programa, criado em maio de 2008, é direcionado às apresentações musicais no espaço da cidade em eventos promovidos pela Coordenadoria da Juventude, como o Juventude em Ação e o Dia Internacional da Juventude. Trata-se de uma parceria entre a EMTU - Empresa Metropolitana de Transportes -, a SP Trans – São Paulo Transportes – e a Coordenadoria da Juventude, da Secretaria Municipal de Participação e Parceria. As apresentações nos terminais também fazem parte do Arte nos Terminais, programa criado há 11 anos pela EMTU/SP com o objetivo de proporcionar arte e cultura ao usuário do Corredor Metropolitano ABD (São Mateus - Jabaquara).

Para Pascale, o Som Jovem foi uma oportunidade de atingir um público novo e mais numeroso, visto que há grande fluxo de pessoas nos terminais no horário de pico. “Foi legal porque, na hora em que chegamos para montar as coisas [equipamentos de som], as pessoas estavam desconfiadas. Depois, foram se aglomerando e teve quem ficou do começo ao fim”, revela.

De acordo com Júnior, o terminal estava “bem vazio” antes da apresentação da Backup e, com o início do show, o público começou a parar e “lotou” o local. “Poucas pessoas que eu via passando não paravam. Interagimos bastante com o público. Na hora da música Robocop Gay, chamamos um pessoa pra dançar o ‘piri piri’”, conta.

A aceitação da banda pelo público é uma preocupação do Projeto, que direciona os gêneros musicais aos locais específicos de acordo com o gosto da população. Essa escolha é feita com base nas informações cedidas pela EMTU/SP e pela SP Trans, além da própria experiência da Coordenadoria da Juventude com projetos realizados nas ruas de São Paulo. Já a seleção dos cantores e das bandas é feita por uma curadoria formada por DJs, músicos, produtores e jornalistas, que analisa os inscritos.

Júnior soube do projeto através de um cartaz exposto no metrô e decidiu participar. “Como a gente está querendo aparecer, procuramos tudo”, explica, “e sair da sua residência para fazer uma apresentação é um poder. A prefeitura é um poder”.

Programação do Som Jovem de Junho de 2009

05/06 – Samba Raro (pagode) - Terminal São Mateus

12/06 – Simone Pelisari (MPB) – Terminal Pirituba

19/06 – Clayton Santana (MPB) - Terminal Jabaquara

26/06 – Bula da Cumbuca (samba de raiz) – Terminal Mercado
Resgate no Cambuci

No século XVII, o distrito hoje conhecido como Cambuci era ponto de parada de tropeiros que subiam a Serra do Mar rumo ao interior do estado. Conta a lenda que na Rua Lavapés havia um córrego onde viajantes se banhavam e davam água às mulas enquanto saboreavam frutas parecidas com a goiaba. Eram as mesmas que acabaram dando nome àquele pedaço da Zona Sul da cidade, transformado oficialmente em bairro em 1906. “Pouca gente sabe, mas cambuci é uma árvore”, conta o historiador Atílio Luchinni, autor do livro Cambuci Ontem e Hoje – Cem Anos de História. “Ela produz um fruto ácido que era abundante aqui na região até o início do século XX.”

Um dos poucos exemplares remanescentes ocupa o largo central do bairro. “Os moradores derrubavam as árvores porque as folhas sujavam as calçadas”, lembra o comerciante Francisco Garcia, sócio do vizinho restaurante Javali. A região, felizmente, deve ganhar mais verde. A Incubadora de Projetos Sociais Autofinanciados, mantida pela Secretaria Municipal de Participação e Parceria, acaba de lançar um projeto de resgate histórico-ambiental do Cambuci. Plantou cerca de dez mudas da árvore e planeja atividades como cursos de bonsai e workshops sobre as receitas que podem ser feitas com o seu fruto. Em agosto, a entidade deve ganhar uma sala de cinema com cinquenta lugares. Além de exibir filmes, a ideia é que o espaço sirva para preparar jovens que desejem produzir fotos e vídeos sobre a história da região.

Para o ano que vem, a intenção é incluir o bairro, habitado por 29 500 pessoas, em um roteiro gastronômico intermunicipal chamado Rota do Cambuci. Criado há três anos, o evento ocorre de abril a junho em municípios como Santo André, Rio Grande da Serra, Salesópolis, Paraibuna e Caraguatatuba. “Os comerciantes de cada cidade servem produtos preparados com o fruto, como compotas, aguardentes, musses e trufas”, explica Flavio Lemos, idealizador do circuito. Desde o dia 1º, a secretaria organiza uma série de cursos de culinária, previstos para terminar neste domingo (7). O objetivo é convencer donos de restaurantes paulistanos a incluir o ingrediente em seu cardápio. Garcia, do Javali, já topou. Osvaldo Adolpho Filho, da Cantina 1020, também. “Vamos vender sorvete, pinga e uma massa com molho à base de cambuci”, promete.
Inclusão Digital

As novas tecnologias, em particular a internet, vieram para ficar e já começam a alterar o comportamento da sociedade, como um dia fizeram o telefone, o rádio e a TV. Somos hoje a Sociedade da Informação, tendo em nossas mãos uma infinidade de soluções digitais cada vez mais surpreendentes e poderosas.
As novas tecnologias de comunicação e informação devem ser compartilhadas o quanto antes, caso contrário estaremos correndo o risco de criarmos uma nova casta: os excluídos digitais.
A Sociedade da Informação tem que ser para todos, sua democratização deve possibilitar que toda a população tenha acesso às novas tecnologias, utilizando-as em todo o seu potencial, incluindo aí o acesso à rede mundial.
Inclusão digital é a democratização do acesso às tecnologias da informação de forma a permitir a inserção de todos na sociedade da informação. Entre as estratégias inclusivas estão projetos e ações que facilitam o acesso de pessoas de baixa renda às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Dessa forma, toda a sociedade pode ter acesso a informações disponíveis na internet e assim produzir e disseminar conhecimento.
A inclusão digital insere-se no movimento maior de inclusão social, um dos grandes objetivos compartilhados por diversos governos ao redor do mundo nas últimas décadas.

Telecentros ficarão a serviço do cadastramento de anistiados

Telecentros ficarão a serviço do cadastramento de anistiados

31/07/2009 - Participação e Parceria

A partir do dia 1º de agosto, 26 Telecentros, postos de inclusão digital da Secretaria de Participação e Parceria (SMPP), serão disponibilizados para o atendimento dos estrangeiros beneficiados pela nova Lei de Anistia Migratória, número 11.961/09. As unidades oferecerão atendimento privilegiado e computadores dedicados exclusivamente ao cadastramento dos anistiados.

A iniciativa, fruto da parceria entre a SMPP e a Polícia Federal, visa oferecer estrutura e acesso dos imigrantes ao novo serviço de que dispõem, sem filas e com acesso gratuito à Internet. Para isso, instrutores treinados orientarão e auxiliarão os estrangeiros nos Telecentros.

As unidades foram escolhidas de acordo as regiões com maior concentração de estrangeiros ilegais e carentes de estrutura para realizar o cadastro, identificadas pela Polícia Federal. No Centro, estarão disponíveis os Telecentros Bela Vista, Santa Cecília, Pateo do Colégio, Centro Cultural, Olido Cibernarium, e Instituto Paulo Kobayashi. Nas demais regiões, os Telecentros AME, Itaquera, Unibes, Ceteac, Pirituba, Belenzinho, Paraisópolis, Guaianases, Dom Bosco I e II, Arthur Alvim, Vila Maria, Vila Leme, Vila Nova Cachoeirinha, CEU Lajeado, CEU São Mateus, além das Bibliotecas Afonso Taunay, Amadeu Amaral, Nutto Sant’anna e Prefeito Prestes Maia.

A Lei 11.961/09 possibilita a residência provisória no país por dois anos aos que tenham ingressado no território nacional até o dia 1º de fevereiro de 2009 e estiverem em situação migratória irregular. A medida foi sancionada pela presidência da república no dia 2 de julho de 2009 e os beneficiados deverão efetuar o requerimento de residência provisória no país até o dia 30 de dezembro deste ano.

Para adquirir a permissão, o interessado deverá fazer um agendamento através no site da Polícia Federal, . Lá ele também encontrará informações da lei, do decreto, além de perguntas e respostas.

Após agendar o atendimento, o estrangeiro receberá uma resposta em até três dias úteis, na qual serão informados o dia, o horário e os documentos necessários para a aquisição do requerimento. Segundo o site da PF, para a revalidação da Carteira de Identidade do Estrangeiro (CIE) deverá ser paga através da GRU – Guia de Recolhimento da União - uma taxa de R$ 124,23. Estão dispensados da renovação da CIE os estrangeiros que participaram do recadastramento anterior, os que completaram 60 anos até a data de vencimento da cédula ou que sejam portadores de deficiência física. Os atendimentos serão feitos no antigo prédio do MPT – Ministério Público do Trabalho – na Rua Aurora, 955, Santa Ifigênia, no Centro.

Noventa dias antes do prazo de permanência vencer, o beneficiado poderá entrar com um pedido de residência permanente, para que viva legalmente no Brasil pelo resto da vida. Para isso, ele deve ter um emprego lícito ou bens suficientes para se manter. Serão negados pedidos aos que tiverem dívidas fiscais, antecedentes criminais e permanência de mais de 90 dias no exterior durante o período de residência provisória.

A nova medida garante que os estrangeiros possam circular livremente pelo país e usufruir benefícios como educação, justiça, saúde pública e trabalho remunerado. Eles apenas não poderão votar ou ingressar no serviço militar.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Novas inscrições para os cursos de informática

O telecentro Jd. Ingá irá abrir as inscrições para os cursos de introdução a informática e editor de planilhas a partir do dia 10 de agosto.

- Informática Básica Duração(40 hrs) - 4 semanas, 2 horas por dia de segunda a sexta feira.
- Editor de Planilhas Duração(20 hrs) - 2 semanas, 2 horas por dia de segunda a sexta feira.
  • INSERIR PLANILHAS
  • EXCLUIR PLANILHAS
  • RENOMEAR PLANILAS
  • FORMATAR PLANILHAS
  • SELECIONAR
  • INSERIR GRÁFICOS
  • FUNÇAO SOMA
  • FUNÇÃO SUBTRAÇÃO
  • FUNÇÃO DIVISÃO
  • FUNÇÃO MULTIPLICAÇÃO
  • LISTA DE SUPERMERCADO
  • FUNÇÃO MULT
  • GASTOS FINANCEIROS
  • OPERAÇÃO MATEMÁTICA
  • FUNÇÃO MÉDIA
  • FUNÇÃO SE
  • FUNÇÃO SE COMPOSTO
  • FUNÇÃO SE e OU
  • FUNÇÃO SE e E
  • FUNÇÃO SOMASE
  • FUNÇÃO BDMÉDIA
  • FUNÇÃO BDSOMA
  • FUNÇÃO CONT.SE
  • FUNÇÃO CONTAR.VAZIO
  • FUNÇÃO CONT.VALORES
  • FUNÇÃO PROCV – PROCURA NA VERTICAL
  • FUNÇÃO CONVERSÃO DE VALORES (DOLAR)
  • FUNÇÃO FINANCEIRA
  • FUNÇÃO SUBTOTAL
  • BANCO DE DADOS

Os cursos são totalmente gratuitos e é preciso ter cadastro em qualquer unidade do telecentro, para aqueles que não possuem cadastro basta trazer o RG. ou Certidão de Nascimento, um comprovante de residência e um número de telefone para contato.

Para maiores informações ligar para 5513-8256.